Que diabos é Bio Hacking?

Por Booz Kombucha    |    14 de dezembro de 2016
Você já assistiu um daqueles filmes de ficção científica onde os personagens adaptam seus corpos com tecnologias que facilitam suas vidas em praticamente todas as tarefas do dia a dia?

No mundo real ainda não podemos controlar nossos celulares ou abaixar o volume da TV usando o poder da mente, mas é possível “hackear”o nosso corpo para aumentar o nosso rendimento e desempenho.

Estamos falando do conceito de Bio Hacking! O tema vem chamando atenção de especialistas da área de saúde, nutrição e psicologia, ganhando até eventos internacionais (como o Biohacker Summit) que realizam palestras e workshops com entusiastas do assunto.

Nesse artigo você conhece tudo sobre essa prática:


 
O que é Bio Hacking?



Biohacking é o conceito de se auto-hackear, ou manipular seu próprio corpo para atingir seus objetivos de maneira mais eficiente.

Os métodos mais avançados (uso de aprimoramentos corporais) realmente podem lembrar uma trama futurista de Hollywood, mas muitos acabam subestimando as mudanças mais simples e que também podem trazem grandes benefícios, como:
 
  • Mais disposição no dia a dia
  • Melhora da função cerebral
  • Diminuição do estresse e a ansiedade
  • Trabalhar sempre na sua capacidade máxima

​Usando a tecnologia é possível entender o funcionamento da nossa máquina biológica e implementar métodos para deixá-la ainda mais rápida e funcional. Mas esse não é o único foco de um Bio Hacker…

 
Qual é o objetivo do Bio Hacking?



O verdadeiro princípio de um Bio Hacker é administrar e aprimorar sua própria biologia através de técnicas nutricionais, físicas e eletrônicas, visando uma mudança completa na sua rotina, no seu conhecimento e até mesmo na sua maneira de enxergar o mundo.

Valorizar o nosso corpo e o que ele consome todos os dias pode trazer ganhos incríveis no nosso desempenho pessoal e profissional, e para nossa sorte, a modernidade nos oferece muitas opções para atingir esse objetivo.

Seja utilizando um aplicativo de celular que analisa seus dados corporais, uma nova dieta, ou através de técnicas específicas para trabalhar sua concentração, o objetivo é o mesmo: usar todo tipo de ferramenta física, eletrônica ou teórica em benefício do seu corpo e da sua mente.

 
Como eu posso começar?



Existem muitos materiais especializados disponíveis na internet, e nós separamos alguns para te dar uma ajudinha!

Com essas dicas você vai perceber como mudanças simples podem te impulsionar na adoção de um novo estilo de vida:

 
Colete informações



Não é possível hackear a sua performance sem antes conhecer o seu próprio corpo. Que tal começar com um check-up ou um simples exame de sangue? Eles podem te ajudar a obter informações essenciais sobre você mesmo, além de prevenir problemas de saúde.

Desde seu índice de massa corporal, até a taxa de açúcar do seu sangue, toda informação que você obter pode ser utilizada para promover maior desempenho todos os dias.

 
Hackeando o seu corpo



Comer de maneira equilibrada e saudável é uma das maneiras mais simples de melhorar o funcionamento do seu corpo e aumentar o seu desempenho nas tarefas diárias.

De acordo com as informações que você coletou, faça uma dieta que supra exatamente as suas necessidades diárias e que te proporcione uma boa variedade de nutrientes e vitaminas.

Cada corpo funciona de uma maneira diferente, e essa é a grande importância de conhecer muito bem o seu. Existem algumas regras e necessidades que se encaixam em todos os casos:
 
  • Beber bastante água (pelo menos 3L por dia)
  • Evitar a ingestão excessiva de sal
  • Reduzir o consumo de alimentos processados
  • Consumir sucos, frutas e vegetais orgânicos.

Muitas pessoas também optam pelo uso de suplementos alimentares e pílulas nootrópicas, mas esse é um assunto pra outra postagem.

 
Hackeando a sua mente



Nosso cérebro é um órgão complexo e impressionante, mas que nem sempre consegue funcionar em máxima capacidade, seja devido a uma rotina estressante, ou excesso de tarefas e responsabilidades.

E é por isso que o uso de alguns truques podem te ajudar a superar essas barreiras naturais e aumentar o seu foco e fortalecer a sua mente.
  • Faça uso de aplicativos: Hoje existem diversas ferramentas que podem te ajudar em praticamente todas as áreas da vida. Seja para organizar o seu dia como o Notion, ou os mais simples como o Drink Water Reminder, que aciona um alarme para te lembrar de tomar água. Não se intimide!. O mercado está cheio de excelentes apps na maioria das vezes gratuitos.
 
  • Meditação: Muitos subestimam o poder da meditação, mas essa prática pode ser justamente o que você precisa para obter um olhar mais analítico, menos impulsivo, e consequentemente tomar decisões mais conscientes na sua vida. Meditando por 10 minutos todos os dias você já poderá perceber diversos benefícios como a diminuição do estresse, maior capacidade para multitarefas, e melhora da cognição.​



Fique ligado, essa ciência incrível estará muito presente por aqui.

receba nossas novidades

Obrigado, recebemos seu email!
Ops, algo deu errado. Verifique o email digitado.