Meditação para iniciantes

Por Booz Kombucha    |    10 de abril de 2020
​​Um dos hábitos mais importantes, principalmente neste momento em que vivemos, é a meditação


 

A meditação por si só nos ajuda a formar outros novos hábitos saudáveis, além de nos proporcionar a passividade, concentração, mais gratidão pela vida e atenção a tudo que nos rodeia, nos mantendo no agora.


 

Provavelmente o mais importante é a contribuição que nos dá para estabelecermos um maior entendimento sobre a nossa própria mente. Há diversos relatos, que antes da pessoa começar a meditar, ela percebe que nunca tinha olhado para o que estava acontecendo dentro da sua cabeça, da sua mente, e a falta dessa percepção simplesmente nos deixa no "piloto automático", seguindo sem pensar o que a nossa mente deseja. 


 

Após a consistência da prática, a mente ainda pede e deseja, mas cada vez mais ficamos cientes do que está acontecendo. Nos tornamos donos de nossas escolhas sem seguir os comandos de maneira automática, consequentemente adquirimos maior flexibilidade e liberdade a cada ação em nossas vidas.


 

Nós da Booz™, recomendamos esse hábito. E embora seja desafiador, você pode começar aos poucos, dia após dia e ficar cada vez melhor à medida que pratica. Não espere que no começo seja mil maravilhas, é por isso que chamamos de "prática"!

 

As dicas que separamos não visam tornar a pessoa um especialista, o objetivo é te ajudar  a iniciar e a tentar manter. Você não precisa implementar todas as dicas de uma vez, tente evoluir lentamente, volte a este artigo e repita os estudos sempre que possível. Boa meditação! 

 

 

Para iniciar, sente-se por apenas dois minutos. Isso parecerá ridiculamente fácil, apenas meditar por dois minutos. Perfeito! Comece com apenas dois minutos por dia durante uma semana. Se tudo correr bem, aumente mais dois minutos e faça isso por uma semana. Se tudo correr bem, aumentando um pouco de cada vez, você estará meditando por 10 minutos por dia no 2º mês, o que será incrível! 


 

Faça isso todas as manhãs . É fácil dizer: "Vou meditar todos os dias", mas depois entra no esquecimento. Em vez disso, defina um lembrete para todas as manhãs quando se levantar, coloque uma nota que diz "meditar" em algum lugar onde você verá facilmente.


 

Não pense em como executar, apenas faça . A maioria das pessoas se preocupa em como se sentar, qual almofada usar ... Tudo isso é legal, mas não é tão importante assim.


Comece apenas sentando em uma cadeira ou em seu sofá. Ou na sua cama. Se você estiver confortável no chão, sente-se de pernas cruzadas. De qualquer forma, é apenas por dois minutos no início, então apenas sente-se. Mais tarde você poderá se preocupar com isso e precisará ficar confortável por mais tempo, mas no começo não importa muito, apenas sente-se em algum lugar calmo.

 


 

Verifique como você está se sentindo.




Quando você se instala na sua posição de meditação, basta verificar como está se sentindo. Como é o seu corpo? Qual é a qualidade da sua mente? Preocupada? A mente está cansada? Ansiosa? Veja o que você está trazendo para esta sessão de meditação...

 

 

Conte suas respirações.




Agora que você se instalou, concentre sua atenção na respiração. Apenas coloque a atenção na respiração quando ela entrar e siga-a pelo nariz até os pulmões. Tente contar "um" ao inspirar pela primeira vez, depois "dois" ao expirar. Repita isso até 10, e comece novamente.


 

Volte quando você perder o foco.




Sua mente irá vagar, isso é fato. Esta é uma certeza quase absoluta. Não há problema com isso. Quando você perceber que sua mente está se distraindo, sorria e simplesmente retorne suavemente à respiração. Conte "um" novamente e comece de novo. Você pode sentir um pouco de frustração, mas não há problema em não manter o foco, todos fazemos isso no começo. Essa é a prática, faz parte de todo o processo.

 

Desenvolva uma atitude amorosa.




Quando você perceber pensamentos e sentimentos que surgem durante a meditação, observe-os com uma atitude amigável. Veja-os como amigos, não como intrusos ou inimigos. Eles fazem parte de você, embora pareçam desagradáveis, repito, tudo faz parte do processo.

 
 

Não se preocupe tanto por estar fazendo errado.




Você vai se preocupar que está fazendo errado, tudo bem, todos nós fazemos. Mas entenda que você não está fazendo errado. Não existe uma maneira perfeita de fazê-lo, apenas fique feliz por praticar e siga!


 

Não se preocupe em limpar a mente.




Muitas pessoas pensam que meditar é limpar a mente ou parar todos os pensamentos. Não é. Às vezes isso pode acontecer, mas não é o "objetivo" da meditação. Se você tem pensamentos, isso é normal. Todos nós temos. Nossos cérebros são fábricas de pensamentos e não podemos simplesmente desligá-los. Em vez disso, tente praticar concentrando sua atenção e pratique um pouco mais quando sua mente desfocar.


 

Fique com o que surgir.




Quando pensamentos ou sentimentos surgirem, e eles surgirão, você pode tentar ficar com eles por algum tempo. Sim, eu sei que disse para voltar a respirar, mas depois de praticar isso por uma semana, você também pode tentar ficar com um pensamento ou sentimento que surgir. Nós tendemos a querer evitar sentimentos como frustração, raiva, ansiedade... Mas uma prática de meditação incrivelmente útil é quando permanecemos com o sentimento por um tempo. Apenas fique com ele e seja curioso.

 

 

Conheça a si mesmo.




Essa prática não é apenas focar sua atenção, é aprender como sua mente funciona. O que está acontecendo lá dentro? É sombrio? Não se frustre ou sinta-se decepcionado consigo mesmo… Você pode começar a entender a si mesmo olhando as “sombras”.


 

Torne-se amigo de si mesmo.




Ao se conhecer, faça-o com uma atitude amigável, em vez de crítica. Você está conhecendo um amigo. Sorria e se dê amor.


 

Faça uma varredura do corpo.




Outra coisa que você pode fazer, depois de melhorar um pouco a respiração, é concentrar sua atenção em uma parte do corpo de cada vez. Comece pelas solas dos pés: Como se sentem? Mova-se lentamente até os dedos dos pés, a parte superior dos pés, os tornozelos, até o topo da cabeça.


 

Observe a luz, sons, energia.





Outro lugar para chamar sua atenção, novamente, depois de praticar a respiração por pelo menos uma semana, é a luz ao seu redor. Apenas mantenha seus olhos em um ponto e observe a luz na sala em que você está. Outro dia, concentre-se em perceber os sons. Outro dia, tente perceber a energia na sala ao seu redor (incluindo luz e sons).


 

Realmente se comprometa





Não basta dizer: "Claro, vou tentar isso por alguns dias". Realmente comprometa-se com isso. Em sua mente, crie um compromisso pessoal de pelo menos um mês.
 

 

Você pode fazer isso em qualquer lugar.




Se você estiver viajando ou surgir algo de manhã, poderá fazer meditação em seu escritório, no parque, durante o trajeto do trabalho. A meditação sentada é o melhor lugar para começar, mas na verdade você pode praticar esse tipo de atenção em toda a sua vida.


 

Siga a meditação guiada.




Se ajudar, você pode tentar seguir meditações guiadas para começar. São muito úteis para lhe ajudar na concentração e envolvimento com o momento presente. (disponibilizaremos alguns links de meditação guiada ao final do artigo)
 

 

18. Engaje seus amigos.




Enquanto uns gostam de meditar sozinhos, outros praticam com seus maridos, esposas, filhos ou amigos. Uma ideia é criar um compromisso com alguém que more com você ou com um amigo ou amiga próxima para fazer o check-in todas as manhãs após a meditação. Isso pode ajudá-lo a permanecer por mais tempo, pois incentiva o desafio do compromisso perante a prática.
 

 

19. Encontre uma comunidade.




Disponha-se a procurar uma comunidade de pessoas adeptas à pratica e junte-se a elas, obtenha apoio e incentive outras pessoas. 

 

20. Sorria quando terminar.




Quando você terminar seus dois minutos, sorria. Seja grato por ter tido esse tempo para si mesmo, por ter cumprido seu compromisso, por ter se mostrado digno de confiança, onde dedicou um tempo para se conhecer e fazer amizade consigo mesmo. São dois minutos incríveis que podem fazer parte da sua vida.


Meditação guiada Yoga para Você:

https://www.youtube.com/watch?v=QQkRN4tjHns

 



Fonte: https://zenhabits.net/meditation-guide/
 





 


 

 

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