Como anda o seu sono?

Por Booz Kombucha    |    14 de dezembro de 2016
Ter uma boa noite de sono comprovadamente melhora a sua disposição e faz com que o seu dia renda mais. De acordo com a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, a quantidade de descanso recomendada para pessoas de 17 a 64 anos varia entre 7h e 9h.

Mas muitas vezes aquele filme interessante na Netflix, ou aquela xícara de café adicional acaba roubando algumas dessas horas valiosas para o seu rendimento do dia seguinte.

Mas não se preocupe! Se você sofre de insônia ou quer melhorar a qualidade do seu sono, nós podemos te ajudar! Confira agora 6 dicas que vão te ajudar a dormir melhor:

Desligue o celular


Há alguns anos ninguém poderia imaginar o impacto que esses aparelhos teriam em nossa rotina. Usar o celular no conforto da sua cama pode ser tentador, mas fique atento(a), pois a luminosidade da tela pode afetar seu sono e até mesmo seus hormônios.

Uma pesquisa realizada pelo King’s College, de Londres, confirmou diversos efeitos negativos do uso do celular antes de dormir. A tecnologia de luz azul utilizada por eletrônicos é uma grande inimiga do sono, e diminui a produção de melatonina de maneira adequada.

E você nem precisa estar olhando diretamente para o aparelho! Por isso o ideal é que você evite até mesmo o mínimo contato com telas de 30 minutos até 2 horas antes do horário de dormir.

Leia um livro


Ler é um hábito positivo que toda pessoa deve exercitar. A leitura não está diretamente ligada às reações químicas que causam o sono, mas o horário em que você se dedica a ela certamente está.

Ao longo de todo o dia, o nosso corpo acumula uma substância química chamada adenosina, e praticar o hábito da leitura enquanto estiver carregado dessa substância pode te fazer dormir em apenas algumas páginas.

​Portanto se você quiser garantir uma noite com mais horas dormidas, encontre uma posição confortável e leia na sua cama. (Ler no tablet ou no celular não conta! Lembra da dica anterior?!)
 

Luzes apagadas e temperatura sob controle


Se você pretende ter uma boa noite de sono, garanta que a temperatura do seu quarto esteja amena: nem tão fria, e nem tão quente! O calor excessivo dificulta a continuidade do sono, enquanto o frio pode prevenir que ele chegue.

Também é importante ressaltar a importância da iluminação. Manter o ambiente escuro estimula a produção de melatonina, outra das substâncias químicas responsáveis pelo sono.
 

Alimente-se corretamente


Ter uma alimentação balanceada não só ajuda a aumentar seu rendimento durante o dia, mas também na hora de descansar. Acrescentar alimentos ricos em magnésio na sua dieta pode ser uma boa ideia. Alguns exemplos são:

  • Frutas como uva, banana e abacate
  • Peixes
  • Leite
  • Sementes como gergelim, amendoim e girassol.

Se quiser fazer um lanchinho um pouco antes de dormir, o segredo é comer alimentos que sejam leves e fáceis de digerir para que o corpo não trabalhe excessivamente durante o sono.

Evite o café


Se você está acostumado a tomar um ou mais cafézinhos ao longo do seu dia, talvez seja hora de repensar esse hábito, ou pelo menos diminuí-lo em horários próximos da noite.

A cafeína é um estimulante poderoso que atua no sistema nervoso central, diminuindo o poder dos receptores de adenosina (lembra dela?!), e consequentemente inibindo o sono e restaurando o estado de alerta.

Os efeitos podem persistir por algumas horas após o consumo, portanto nada de excesso após as 17h!

 
Pratique atividades física


A prática de atividades físicas é uma das aliadas mais eficientes para garantir um sono de qualidade.

Além de combater a obesidade, hipertensão, e aumentar a sua disposição diária, fazer exercícios também promove um maior gasto de energia, e consequentemente mais necessidade de recuperação e facilidade para pegar no sono.

O chamado sono reparador (que recupera o corpo do esforço físico), dificilmente é interrompido e promove maior sensação de bem estar ao acordar. Mas isso não significa que você deve realizar as atividades no período noturno, já que a liberação de adrenalina pode te deixar mais acordado do que o normal.

Procure exercitar-se na parte da manhã ou no fim da tarde. O rendimento das suas atividades físicas também vai crescer junto a qualidade do seu sono!



Gostou das dicas? Conte se elas funcionaram pra você aqui na nossa seção de comentários!


 

receba nossas novidades

Obrigado, recebemos seu email!
Ops, algo deu errado. Verifique o email digitado.